Após o duro Angliru no domingo (04/09), a segunda-feira foi de descanso para os ciclistas, e nesta terça, os atletas voltaram às pedaladas em uma etapa com mais um "refresco" para todos. Sem montanhas e com descida, o 16º estágio da Vuelta, com 203,6 km entre Villa Romana La Olimeda e Haro, foi plano, sem dificuldades no terreno para os sprinters que resistiram e ainda continuam na disputa.
Com a disputa na parte de cima da classificação geral tão apertada, as bonificações das metas volante se tornam muito importantes até o final. As metas da etapa estiveram nos km 120,2 e 203,6.
Em uma etapa longa e plana, o pelotão esteve se guardando para a próxima etapa, que promete ser decisiva. Então, logo no primeiro quilômetro, uma fuga com Jesus Rosendo e Antônio Cabello (Andalucia-Caja Granada), além de Julien Fouchard (Cofidis) foi lançada, e chegou a abrir 8'30'' a frente dos demais com apenas 40km percorridos.
Como esperado, quando o grupo principal começou a acelerar era questão de tempo para que os escapados fossem pegos. Rosendo ainda tentou alguma coisa para ganhar o prêmio de combatividade, atacando e deixando seus companheiros de fuga para trás, mas acabou sendo neutraliza um pouco antes da segunda meta volante.
Um grande acidente envolvendo vários atletas da metade final do pelotão, faltando 17 km para o final, teve como vítimas ciclistas como Rafal Majka (Saxo Bank-Sungard) e o camisa verde, Joaquin "Purito" Rodriguez (Katusha). Purito conseguiu voltar e completar a etapa, mas visivelmente em um ritmo mais lento, o espanhol completou com 5'30'' de atraso. Ao final do estágio o líder na classificação por pontos se queixava de muitas dores nas costas e no punho e foi levado ao hospital de Haro, não conseguindo sequer ir ao podium receber a premiação, que foi recebida por um companheiro de equipe em seu lugar o representando. Outra vítima do tombo coletivo foi Alessandro Spezialetti (Lampre-ISD), que acabou abandonando e sendo levado para um hospital durante a etapa.
Fora raras as oportunidades dos sprinters aparecerem durante a Vuelta España 2011, o que fez vários deles abandonarem, porém, o dia era favorável aos que conseguiram sobreviver às montanhas. O dia tinha tudo para ser dos velocistas, a HTC apareceu bem nos quilômetros finais na cabeça do pelotão, dando lugar mais tarde a Leopard-Trek e todo o trem de embalada para Daniele Bennati, mais as presenças de Alessandro Petacchi (Lampre-ISD), Juan Jose Haedo (Saxo Bank-Sungard), Heinrich Haussler (Garmin-Cervélo) e Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) brigando pela roda de Bennatti.
Mas o inesperado aconteceu. Com 300 metros para a linha de chegada os ciclistas foram pegos de surpresa em uma rotatória com trajeto obrigatório a esquerda, já que a direita seria a entrada dos carros das equipes, porém, a má sinalização fez com Robert Wagner (Leopard-Trek) entrasse pela direita, causando certa indecisão em quem vinha na sequência, já que esses estavam completamente focados na prova, a aquela altura prestavam mais atenção no atleta que seguia a frente. Sagan, um dos favoritos a vitória e a tomar a camisa verde de Purito na etapa foi um dos prejudicados, e teve de se virar para não cair após raspar nas placas de publicidade.
Com o pelotão completamente quebrado a vitória caiu no colo de Juan Jose Haedo, sem adversários próximos, conquistando a primeira vitória de um ciclista argentino na história de uma grande volta. Petacchi e Bennati ainda conseguiram vir na sequência, mas totalmente sem a possibilidade de reagir para brigar pela etapa, frustrando aqueles que esperavam um final emocionante.
O camisa vermelha, Juan Jose Cobo (Geox-TMC) saiu praticamente ileso do acidente e chegou 2'' apenas atrás de Haedo. Christopher Froome (SKY) foi 13º, 4'' depois do argentino, perdendo 2'' para Cobo. Bradley Wiggins (SKY) e Bauke Mollema (Rabobank) tiveram 7'' de atraso para Haedo, perdendo 5'' para o espanhol.
A 17ª etapa acontecerá entre Faustino V e Peña Cabarga, em um total de 2011 km e três montanhas, sendo o acabamento fora de categoria, em uma escalada não muito longa, mas com até 19% de inclinação.
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