sábado, 24 de setembro de 2011

Pierre-Henri Lecuisinier conquista Mundial masculino junior e dá segundo título em dois dias para a França

Equipe francesa comemora mais um título. Foto: Bettini/Cycling News

 
Abrindo os trabalhos no penúltimo dia de competições do Mundial de Estrada, em Copenhagen, na Dinamarca, aconteceu a prova masculina junior. Assim como na sub-23 nesta sexta-feira (23), o campeão veio da França. Pierre-Henri Lecuisinier bateu no sprint Martijn Degreve (Bélgica) e Steven Lammertink (Holanda), depois de 2hs48’58’’ de pedaladas pelos 126 km da linha de largada a de chegada.

Como era esperado nesta categoria, a prova foi movimentada desde o início, junto com essa agressividade a França se destacou. Quatro de seus ciclistas estavam na fuga inicial que contava com a participação de 13 atletas. Embora não tenha durado muito, a escapada serviu como preparação para Aléxis Gougeard (França) e Daan Myngheer (Bélgica) saltarem.

A dupla abriu 40’’, e mesmo com os constantes ataques no pelotão se mantiveram na cabeça da prova. Porém com o grupo principal mais organizado e trabalhando junto para colocar um maior ritmo, a escapada acabou não resistindo e foi neutralizada na sétima volta.

Com o fim da fuga, não faltaram atletas combativos a se lançarem em uma nova escapada. Após uma série de ataques, se formou um grupo de 25 atletas na liderança, com ciclistas como o britânico Matthew Holmes e o australiano Calvin Watson. Na penúltima volta dois atletas da França, Bélgica e Holanda saltaram da fuga formando aquele que seria o grupo que decidiria o vencedor.

Os italianos, com o campeão europeu junior, Alberto Bettiol, e os britânicos tentaram acelerar o passo, mas não conseguiram, e o sexteto chegou a abrir 40’’ de vantagem. A tarefa dos perseguidores, que já era difícil, ficou ainda mais complicada quando um acidente com um ciclista alemão na cabeça do pelote fez um strike derrubando 15 outros atletas. 
 
Acidente tira alguns atletas da prova. Foto: Sirotti/Cycling News
Rob Leemans foi o primeiro a lançar sua investida de vitória, conseguindo até a abrir um pouco, porém, a ligeira inclinação na parte final fez com que o belga perdesse rendimento e fosse ultrapassado.

Os demais também começaram o movimento de sprint para não serem apanhados pelo feroz pelotão que vinha logo atrás, e Steven Lammertinik começou com sua explosão final, porém não aguentou até o fim. Percebendo o momento de fraqueza de seu adversário, Lecuisinier fez seu ataque derradeiro, abrindo uma razoável vantagem e cruzou a linha de chegada na frente, somando o segundo triunfo francês em dois dias no Mundial.

O grande campeão fez o agradecimento a sua equipe após a conquista. “Foi um dia muito bom para mim, estou muito feliz. Quero agradecer toda equipe francesa, que fez um trabalho excelente para que eu pudesse vencer”, disse o radiante Lecuisinier.
 



0 comentários:

Postar um comentário