domingo, 11 de setembro de 2011

Vuelta España: Circuito del Jarama-Race - Madrid (21ª etapa)

La Ruta

O último dia da Vuelta España já trazia a saudade das últimas 3 semanas antes mesmo da largada. Essa que aconteceu no Circuito del Jarama-Race, nos arredores de Madrid, em direção ao final tradicional na capital espanhola, após 95,6 km. Totalmente plano, estava montado o desfile para o pelotão aonde ainda se tinha em jogo a classificação por pontos, e mais remotamente a de líder no geral.

Vários atletas tentaram saltar para ter a glória de vencer a última etapa, mas a fuga que conseguiu mais sucesso foi iniciada com 58 km pela frente por Joan Horrach (Katusha), Damiano Caruso (Liquigas-Cannondale) e Alberto Jose Benitez (Andalucia-Caja Granada).


Porém o pelotão não deixou os escapados irem muito longe, com uma máxima distância de 51'' na marca dos 40 km restantes. Com 11 km para o término da 63ª edição da Vuelta a España Horrach saltou, deixando seus companheiros de fuga para trás. Mas não demorou muito para que o pelotão apertasse um pouco mais o passo e neutralizasse a todos os escapados, tendo tempo para as equipes se armarem para um final em velocidade.

Na ponta do pelote apareciam a Lampre-ISD trabalhando para Alessandro Petacchi, a Leopard-Trek embalando Daniele Bennati e também a Saxo Bank-Sungard tento mais uma vitória com Juan Jose Haedo. Mas que apareceu vindo de trás e "dando na cabeça" de todos os demais foi Peter Sagan (Liquigas-Cannondale), de apenas 21 anos, em um sprint espetacular para vencer pela 3ª oportunidade na Vuelta 2011.

"Juanjo" Cobo chegou junto com o pelotão e conquistou, aos 31 anos de idade, o título de uma das principais competições do ciclismo mundial após três semanas de muito esforço e dificuldades.

Peter Sagan comemora 3ª vitória na Vuelta 2011. Foto: Bettini/Cycling News
A camisa verde ganhou um novo dono no derradeiro dia, o holandês Bauke Mollema fez 7 pontos na linha de chegada e passou Joaquin "Purito" Rodriguez (Katusha) para a conquista do título por pontos. Os dois chegaram empatados para o último estágio, e o atleta da Rabobank acabou se saindo melhor.

David Moncoutié (Cofidis) já havia garantido o seu 4º título de 'rei das montanhas' na Vuelta em 5 anos na 20ª etapa, e em Madrid apenas desfilou até o final.

Na camisa branca, da classificação combinada, Juan Jose Cobo Acebo também foi o grande vencedor, com 9 pontos, contra 16 de Chritopher Froome (SKY).

A equipe de Cobo tem mais o que comemorar, porque a Geox-TMC foi a vencedora na classificação por equipes, 10'19'' à frente da Leopard-Trek.






0 comentários:

Postar um comentário