![]() |
Foto: Sirotti/Cycling News |
Após a ótima participação de Pierre Rolland no Tour de France 2011, conquistando a camisa braça de líder jovem, os franceses mostraram que pode estar florescendo uma boa geração de ciclistas de estrada.
Nesta sexta-feira (23) a equipe da França conquistou uma dobradinha na categoria estrada sub-23 do Mundial, disputado em Copenhagen, na Dinamarca. Arnaud Demare foi o campeão da categoria completando as 23 voltas no circuito, somando 168 km, em 3hs52’16’’. Seu compatriota, Adrien Petit chegou na sequência, com até um pouco de sobra para Andy Fenn (Grã Bretanha), terceiro colocado, permitindo aos franceses chegarem comemorando com os braços para o alto.
![]() |
Manarelli puxa a fuga. Foto: Riccardo Scanferla |
O brasileiro Carlos Alexandre Manarelli foi o primeiro atleta a fugir dos demais, no final da primeira volta, abrindo uma vantagem considerável na ponta. Sem um velocista para o final em sprint, portanto prometeram agressividade desde o início. E foi o que aconteceu, com Gianluca Leonardi indo buscar Manarelli fazendo um grande esforço, conseguindo buscar o brasileiro duas voltas depois.
Aproveitando-se de certa desorganização no pelotão, a dupla chegou a abrir cerca de 4’00’’ depois de 70 km a serem percorridos. Porém, esse tempo diminuiu para pouco mais de 1’00’’ em 20 km adiante.
Com os fugitivos controlados precocemente, novos ciclistas tentaram a sorte saltando do grupo principal. Os primeiros a tentarem, Philip Lavery (Irlanda) e Zico Waeyten (Bélgica), foram prontamente reincorporados, porém, marcaram o início de um novo período de instabilidade no pelotão. Neste momento de aceleração tanto Maranelli como Leonardi foram capturados, no meio da antepenúltima volta.
Foi a vez de um novo grupo fugitivos foi formado a partir de um ataque de outro italiano, Eugenio Alafaci, sendo acompanhado por Louis Meintjes (África do Sul), Christopher Juul Jensen (Dinamarca), Natnael Berhane (Eritréia), Philip Lindau (Suécia) e Maxat Azazbayev (Cazaquistão). O sexteto teve no máximo 34’’ de vantagem, na penúltima volta. Entretanto, os belgas e australianos começaram a se movimentar na cabeça do pelotão.
Campeão Mundial de contra-relógio sub-23 na segunda-feira, Luke Durbridge (Austrália) assumiu a ponta do trem australiano, que por sua vez estava liderando o grupo. Durbridge fez um ótimo trabalho colocando um ritmo maior, não permitindo que houvesse qualquer outra tentativa de fuga. Após sua saída, o trem de embalada da equipe verde e amarela da Oceania se desmanchou, e então apareceram os britânicos com Luke Rowe e Fenn. Para completar o final desastroso da Austrália, a esperança do time, Michael Hepburn não conseguiu acompanhar o sprint dos adversários e foi superado por vinte ciclistas.
![]() |
Comemoração do franceses. Foto: Riccardo Scanferla/Cycling News |
“Estou muito feliz. O final da prova foi muito difícil, mas nos últimos 100 metros eu tinha confiança que iria ganhar e quando vi que seria uma dobradinha da França, bem, isso foi uma satisfação extra”, disse o campeão após a conquista.
Destaque também para os brasileiros que se mostraram bastante combativos, ainda mais em um nível tão alto. Em especial ao Carlos Alexandre Manarelli, puxando a primeira fuga do dia, embora sem sucesso, mas mostrando força.



Confira o vídeo com os melhores momentos:
0 comentários:
Postar um comentário