O campeão belga de estrada, Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) conquistou o título da prova clássica de San Sebastian, no País Basco, Espanha. O belga conquistou seu 9º título de clássicas na carreira, e a 4ª só em 2011.
Além de San Sebastian, Gilbert saiu em primeiro no podium em 2011 na Amstel Gold Race, na Holanda; La Flèche Wallone, na Bélgica; e a Liège-Bastogne-Liège, também na Bélgica. Além das referidas competições, o atleta da equipe Omega Pharma-Lotto ainda tem pela frente a Paris-Tours, na França, aonde tem dois títulos, e o Tour da Lombardia, na Itália, na qual é o atual bi-campeão.
Gilbert recebe os beijos da vitória com o tradicional chapéu da região. Foto: Sikotti |
Após quatro semanas de chuva na região do País Basco, o sol deu as caras no sábado (30/07) para a realização da 31ª edição da Clássica de San Sebastián.
A primeira fuga do dia foi formada por Julian Sanchez (CajaRural), Matt Brammeier (HTC-Highroad), o brasileiro Murilo Fischer (Garmin-Cervélo), Klas Lodwyck (Omega Pharma-Lotto), Eloy Ruiz (Andalucia-Caja Granada) e karsten Kroon (BMC), por volta do km 10. A diferença dos desgarrados chegou a ser de 10'00'', no máximo.
Uma novidade no percurso, desde o ano passado, foi a inclusão de uma seguda escalada ao Alto de Jaizkibel (categoria 1) e o Alto de Arkale (categoria 2). A intenção da organização seria "animar um pouco mais a competição".
Segundo Philippe Gilbert, os ciclistas sobem menos agressivos na primeira escalada a dupla de montanhas, guardando-se para a derradeira subida ao Arkale, faltando 15 km para a meta final, dando uma oportunidade a mais a quem está atrás do grupo da frente a se recuperarem.
Na segunda passagem pelo Jaizkibel, Kroon e Murilo Fischer foram os únicos da fuga inicial a ainda resistirem na ponta da prova.
Samuel Sanchez (Eukaltel-Euskadi) foi o primeiro favorito a atacar no jaizkibel, buscando os escapados. Carlos Barredo (Rabobank) deu uma resposta rápida e seguiu o atleta basco.
Faltando aproximadamente 10 km para o final, um grupo com 10 ciclistas se formou, abrindo 55'' de vantagem. Barredo tentou um ataque, abriu uma boa vantagem, mas mão obteve sucesso e foi pego pelos nove perseguidores.
Gilbert sabia que seria difícil bater Greg Van Avermaet (BMC) em um sprint, então decidiu arriscar e atacar. O belga não foi superado por seus adversários e venceu sua primeira clássica de San Sebastián em um tempo de 5h48'52''. Carlos Barredo chegou 12'' depois, em segundo e Van Avermaet foi o terceiro 14'' atrás.
Podium com o campeão Gilbert (centro), segundo Barredo (esquerda) e terceiro Van Avermaet (direita). Foto: Susi Goetze/Cycling inside |
fonte: Cycling News e Velo News
0 comentários:
Postar um comentário