
Nesta terça-feira (12), após um dia de descanso para os ciclistas, aconteceu a décima etapa do Tour de France 2011. Mista, ela foi de Aurillac a Carmaux, contando com quatro metas de montanha, duas de categoria 3 (uma no km 62.5, o Côte de Figeac, e outra no km 99.5, o Côte de Villefranche de Rouergue) e duas de categoria 4 (km 70.5, o Côte de Loupiac, e km 143, o Côte de Mirandol Bourgnounac). A meta intermediária de sprinter estava localizada no quilômetro 37.5, em Maurs.

Uma fuga com seis atletas (Arhur Vichot, Rémi Di Gregorio, Sébastien Minard, Julien El Fares, Marco Marcato e Anthony Delaplace) se formou, mas o pelotão manteve um bom ritmo, controlando os fugitivos durante toda a etapa, e os engolindo quando faltavam 15 quilômetros para o final.
O atleta que passou em primeiro na meta intermediária de sprinter foi Arthur Vichot, da FDJ. Nas duas metas de montanha categoria 3, o primeiro a cruzar a linha foi Marco Marcato, da Vacansoleil. Na primeira meta de montanha categoria 4, quem somou um ponto foi o mesmo Marcato, e na segunda, Thomas Voeckler, da Europcar.
Após a fuga ser engolida, outra se formou, e contava com o camisa amarela, Thomas Voeckler, e com o camisa verde, Philippe Gilbert, da Omega Pharma-Lotto. Porém, a diferença aberta para o pelotão não foi muito grande e eles foram alcançados.
As equipes, então, se posicionaram para o sprint final, na busca de ajudar seus sprinters. Alessandro Petacchi, da Lampre, acabou ficando pra trás, e a disputa ficou entre Mark Cavendish, melhor sprinter do mundo, da HTC Highroad, e André Greipel, da Omega Pharma-Lotto, que venceu por uma roda de diferença.
Não aconteceram mudanças nas camisas. Thomas Voeckler, da Europcar, segue vestindo a camisa amarela. A verde segue no corpo de Philippe Gilbert, da Omega Pharma-Lotto. A branca com bolinhas vermelhas ainda é de Johnny Hoogerland, da Vacansoleil, que mesmo acidentado na nona etapa, conseguiu completar a prova. A branca fica com Robert Gesink, da Rabobank.
A 11ª etapa acontece nesta quarta-feira (13) e vai de Blaye-les-Mines a Lavaur, um percurso plano de 167.5 km, que tem tudo para fazer o francês Voeckler continuar com a camisa amarela no feriado da Queda da Bastilha, principal da França, no dia 14. Nesta etapa, são duas metas de montanha, uma de categoria 3, no km 28.5, o Côte de Tonnac, e outra de categoria 4, no km 135.5, o Côte de Puylaurens. A meta intermediária de sprinter está no km 85, em Gaillac. A cobertura completa você terá aqui no @ciclovoltas!





0 comentários:
Postar um comentário