A quinta etapa do Tour de France aconteceu nesta quarta-feira (6) e foi de Carhaix a Cap Fréhel, um trajeto plano de 164.5 km, com uma pequena meta de montanha categoria 4, no quilômetro 45.5, em Cóte de Gurunhuel. A meta intermediária de sprinter estava localizada em Goudelin, no km 70.
A etapa foi marcada pelas muitas quedas durante o percurso. Entre os ciclistas que levaram tombos, estava o atual campeão Alberto Contador, da Saxo Bank, grande favorito a conquistar a competição neste ano. Ele, porém, conseguiu voltar ao pelotão para brigar pela etapa. A queda mais preocupante foi a de Ivan Velasco, da Euskatel Euskadi, a 18 km do final. Segundo a equipe em seu twitter oficial, o ciclista foi levado para o hospital com suspeita de fratura na clavícula direita.
Falando sobre o que acontece sempre, uma fuga se formou no início, com quatro atletas, mas manteve sempre um tempo baixo em relação ao pelotão, sendo engolida faltando 46.5 km para o final. Quem passou em primeiro na meta de montanha categoria 4 foi Anthony Delaplace, da Saur-Sojasun, e na meta intermediária de sprinter, Sébastien Turgot, da Europcar.
Com a fuga sendo alcançada muito cedo, outra se formou. Dois atletas (Thomas Voeckler e Jérémy Roy), escaparam do pelotão e foram pra frente, mantendo uma boa vantagem, mas não conseguindo segurar. Faltando três quilômetros para o fim, os dois fugitivos foram alcançados.
Então, as equipes se posicionaram para mais um final com sprint. Thor Hushovd, Philippe Gilbert, José Joaquín Rojas e Geraint Thomas eram os líderes. Gilbert estava com a etapa nas mãos, mas Mark Cavendish surgiu 'do nada', fez seu sprint final, o melhor do mundo, e venceu a prova.
Como dito, Thor Hushovd (Garmin-Cerveló) se manteve entre os primeiros na etapa e continua vestindo a camisa amarela. A camisa verde seguiria com José Joaquín Rojas (Movistar), mas ele perdeu pontos e quem a vestirá é Philippe Gilbert, da Omega Pharma Lotto (atualização abaixo). A branca com bolinhas vermelhas segue com Cadel Evans (BMC) e a branca com Geraint Thomas (Sky).
A sexta etapa do Tour de France 2011 acontece nesta quinta-feira (7) e será entre Dinan e Lisieux, percurso de 226.5 km. A competição terá, enfim, uma prova com três metas de montanha. São duas de categoria 3, uma em Côte de Saint-Michel-de-Montjoie (km 99.5) e outra em Côte du Bourg d'Ouilly (km 156.5), e uma de categoria 4, em Côte du Billot (km 197). A meta intermediária de sprinter fica em Vassy (km 131). A cobertura completa da prova você terá aqui no Blog Ciclovoltas (@ciclovoltas). Fique ligado!
ATUALIZAÇÃO - 14h:
O espanhol José Joaquín Rojas, da Movistar, perdeu seus pontos conquistados na meta intermediária de sprinter por fechada em Tom Boonen, da Quick Step, e, assim, o novo dono da camisa verde é o belga Philippe Gilbert, da Omega Pharma-Lotto.
0 comentários:
Postar um comentário