Aconteceu nesta quarta-feira (13) a 11ª etapa do Tour de France 2011. O percurso, plano, foi entre Blaye-les-Mines e Lavaur, distantes 167.5 km. Na prova, foram duas metas de montanha. Uma, de categoria 3, no quilômetro 28.5 km, o Côte de Tonnac, e outra de categoria 4, no km 135.5, o Côte de Puylaurens. A meta intermediária de sprinter estava localizada no quilômetro 85, em Gaillac.
Seis atletas fizeram a fuga: Ruben Pérez, Lars Boom, Mickaël Delage, Tristan Valentin, Jimmy Engoulvent e Andriy Grivko. O pelotão controlou os fugitivos durante toda a etapa, e os alcançaram. O último a ser neutralizado foi Boom, que atacou a 5 quilômetros do final, mas logo depois foi pego.
O grande problema da etapa foi o tempo ruim, com vento muito forte e temperatura baixa, que aumentam as chances de quedas, muito vistas até aqui neste Tour de France. Mesmo assim, o camisa amarela, Thomas Voeckler, não encontrou dificuldades para manter sua tranquila vantagem para Luís León Sánchez e Cadel Evans na classificação geral.
A vitória da prova ficou com o sempre favorito quando há sprint final: Mark Cavendish. O britânico, da HTC Highroad, contou com mais um ótimo trabalho de sua equipe para, nos metros finais, dar sua 'arrancada mortal' e conquistar sua terceira etapa do Tour em 2011.
Nas camisas, nada muda. A amarela segue com Thomas Voeckler, da Europcar, um francês que a utilizará no feriado mais importante da França, nesta quarta-feira: o da Queda da Bastilha. A verde permanece no corpo de Philippe Gilbert, da Omega Pharma-Lotto, e a branca com bolinhas vermelhas no de Johnny Hoogerland, da Vacansoleil. A branca é de Robert Gesink, da Rabobank.
A próxima etapa acontece nesta quinta-feira (14), e os ciclistas terão maior dificuldade, pois a prova, que vai de Cugnaux a Luz-Ardiden (211 km) tem montanhas pesadas. São uma de categoria 1 (km 141.5, em La Hourquette d'Ancizan) e duas fora de categoria (km 175.5, o Col du Tourmalet e a chegada). A meta intermediária de sprinter está localizada no quilômetro 119, em Sarrancolin. A cobertura completa você terá aqui no Ciclovoltas (@ciclovoltas)!
Classificação da etapa:
1. Mark Cavendish (GBR) - HTC-Highroad, 3:46:07
2. André Greipel (ALE) - Omega Pharma-Lotto
3. Tyler Farrar (EUA) - Garmin-Cervélo
4. Denis Galimzyanov (RUS) - Katusha
5. Edvald Boasson Hagen (NOR) - Sky
6. Romain Feillu (FRA) - Vacansoleil
7. Jose Joaquin Rojas Gil (ESP) - Movistar
8. Sébastien Turgot (FRA) - Europcar
9. Francisco José Ventoso Alberdi (ESP) - Movistar
10. William Bonnet (FRA) - FDJ
Classificação geral (camisa amarela):
1. Thomas Voeckler (FRA) - Europcar, 45:52:39
2. Luis Leon Sanchez Gil (ESP) - Rabobank + 1:49
3. Cadel Evans (AUS) - BMC + 2:26
4. Fränk Schleck (LUX) - Leopard Trek + 2:29
5. Andy Schleck (LUX) - Leopard Trek + 2:37
6. Tony Martin (ALE) - HTC-Highroad + 2:38
7. Peter Velits (SVK) - HTC-Highroad + 2:38
8. Andreas Klöden (ALE) - RadioShack + 2:43
9. Philippe Gilbert (BEL) - Omega Pharma-Lotto + 2:55
10. Jakob Fuglsang (DIN) - Leopard Trek + 3:08
Esta foi a terceira vitória de Mark Cavendish no Tour de France 2011. Foto: EFE
0 comentários:
Postar um comentário