![]() |
Cadel Evans se emociona ao receber a camisa amarela. Foto: Fotoreporter Sirotti |
O australiano Cadel Evans (BMC) se sagrou campeão do Tour de France 2011 após a 20ª etapa, neste sábado (23), na cidade de Grenoble, em um contra-relógio individual de 42,5 km e com alguns trechos de subidas.
Seu principal rival na luta pela camisa amarela, Andy Schleck, que a vestia pela primeira vez em 2011 em Grenoble, conquistou tal feito após atacar na etapa 18, nos Alpes, quando surpreendeu saltando do pelotão com bastante antecedência e diminuindo a diferença para o então camisa amarela, Thomas Voeckler (Europcar) para apenas 15''.
No último estágio de montanha do Tour de France 2011, na sexta-feira (22), finalmente o luxemburguês tirou a camisa de líder geral de Voeckler, subindo junto com Evans o Alpe d'Huez e deixando o francês para trás. Andy ficou então com 53'' de vantagem para seu irmão Frank Schleck e 57'' para Cadel, na terceira colocação.
Mas a última etapa contando na disputa da camisa amarela era o contra-relógio individual deste sábado. Os irmãos Schlecks não são nem de longe especialistas no tipo de prova, ao contrário do campeão mundial da última temporada, que inclusive, foi segundo colocado junto com sua equipe no contra-relógio por equipes da segunda etapa.
Que Evans seria melhor no contra-relógio, era certo, mas seria capaz de tirar os 57'' para Andy? O australiano não foi só capaz de tirar a desvantagem para seu adversário como ainda colocou 1'34'' na cabeça do luxemburguês.
Com o tempo de 55'40'', Cadel Evans foi o segundo colocado no estágio, o alemão Tony Martin (HTC-Highroad) com apenas 6'' atrás do companheiro de equipe de Mark Cavendish. Um tempo que parecia ser impossível de se chegar perto. Schleck foi o 17º colocado no contra-relógio com o tempo de 58'11'', mais lento 2'32'' do que o australiano.
Como na última etapa com a chegada em Paris, por um acordo entre os ciclistas, não há disputa pelas camisas, exceto a verde. Um dia de festa, para Cadel Evans aproveitar e comemorar seu primeiro título da maior competição de ciclismo de estrada do mundo.
Evans já foi segundo colocado duas vezes do Tour de France. A primeira foi em 2007, quando ficou 23'' atrás de Alberto Contador, na primeira conquista do espanhol na França. Já o segundo vice aconteceu no ano seguinte, em 2008, ficando atrás de outro espanhol, Carlos Sastre, por 58''. Naquela oportunidade Cadel chegou no contra-relógio precisando tirar 1'34'' para Sastre, mas acabou em segundo por 1'05''.
0 comentários:
Postar um comentário