O Tour de France 2011 se despediu do público com a tradicional chegada em Paris na 21ª etapa. Saindo de Créteil, na região metropolitana da capital francesa em um percurso plano e curto, de 95 km com a linha de chegada fincada na avenida mais charmosa do mundo, a Champs Élysées.
Uma etapa de festa para o camisa branca, Pierre Rolland; para o camisa branca com bolinhas, Samuel Sanchez; e o grande campeão e camisa amarela, Cadel Evans. Um acordo entre os ciclistas impede a disputa pelas camisas citadas anteriormente na etapa derradeira do Tour de France.
A exceção se dá a camisa verde, que chegou a Paris vestida pelo britânico Mark Cavendish (HTC-Highroad). Cavendish tinha a concorrência de Jose Joaquin Rojas (SKY), com 15 pontos a menos. Na últimas etapas de montanha o camisa verde teve 40 pontos retirados por chegar após o limite de tempo estipulado pela organização em duas etapas, enquanto o espanhol também foi penalizado com a perca de 20 pontos pelo mesmo motivo, porém, Rojas só chegou fora do tempo em uma oportunidade, no Alpe d'Huez.
As punições impostas pela organização não deixou Cav se desgarrar muito a frente, resultando em uma última etapa valendo muito na briga pela camisa verde.
O clima amistoso no pelotão se manteve até algumas voltas no circuito montado em Paris, quando uma fuga saltou para tentar a glória de vencer na última etapa, mas os desgarrados foram caindo pouco a pouco e a etapa iria se decidir mesmo no sprint final.
Mais uma vez o trabalho da equipe HTC-Highroad para o britânico foi espetacular. Cavendish até demorou um pouco para o sprint final, mas nenhum adversário foi capaz de derrotar o 6º maior vencedor de estágios na história do Tour de France, com 20 vitórias (empatado com Nicolas Frantz - LUX), contando com a deste estágio. O maior ganhador de etapas da história do Tour de France é Eddy Merckx - BEL, com 34 conquistas.
A etapa marcou também a premiação geral do Tour de France. O campeão Cadel Evans se emocionou novamente e esteve com a bandeira da Austrália enrolada ao corpo no podium, ao lado dos irmãos Andy e Frank Schleck.
0 comentários:
Postar um comentário