sábado, 9 de julho de 2011

8ª etapa: Aigurande - Super-Besse Sancy



Foram 189km entre Aigurande e a estação de esqui de Super-Besse Sancy que marcaram a primeira etapa com uma montanha de categoria 2, consequentemente, o primeiro estágio de média montanha do Tour de France 2011.

Com quatro metas de montanha distribuídas pelo percurso da etapa deste sábado (09). Duas de categoria 4 (Côte d'Évaux-les Bains, no km 65,5 e no Côte du Rocher des Trois Tourtes, no km 119,5), uma de categoria 3, na linha de chegada, em Super-Besse Sancy, e a primeira montanha de categoria 2 em 2011, no Col de la Croix Saint Robert, no km 164. Já a meta intermediária de sprinter foi colocada em Auzances, no km 83.



Uma grande fuga com nove ciclistas saiu desde os primeiro quilômetros da etapa com o sonho vencer o pelotão. Christophe Riblon - FRA (AG2R), Rui Alberto Faria da Costa - POR (MOV), Xabier Zandio - ESP (SKY), Andy Engels - HOL (QST), Julien El Fares - FRA (COF), Romain Zingle - BEL (COF), Tejay Van Garderen - EUA (HTC), Cyril Gautier - FRA (EUC) e Alexandr Kolobnev (RUS) resistiram até a chegada da montanha de categoria 2, quando a fuga começou a se quebrar.

Van Garderen e Rui Faria da Costa conseguiram subir mais forte e foram os primeiro a chegar no alto da montanha. Riblon e Gautier, ainda da fuga, passaram na sequência e pontuaram na briga pela camisa branca de bolinhas. Mas o destaque da subida do Col de la Croix Saint-Robert ficou para o capitão da equipe Astana. Alexandre Vinokourov atacou e saltou do pelotão no começo da escalada e foi em busca dos escapados na ponta da prova.

Por algum tempo, o cazaque era o virtual camisa amarela, colocando mais de 40 segundos para Thor Hushovd. Porém, na última subida, em Super-Besse Sancy, curta, mas a mais inclinada do dia, Vinokourov não resistiu e foi devorado pelo pelotão.

Alberto Contador tentou surpreender seus concorrentes com um ataque na montanha derradeira, mas logo foi neutralizado por Andy Schleck (Leopard-Trek) e Cadel Evans (BMC), que o marcavam de perto.

Mas a vitória ficou mesmo com o português Rui Alberto Faria da Costa, da equipe Movistar, único remanescente original da fuga, colocou um ritmo muito forte e que ninguém foi capaz de acompanhar até o final, dando o primeiro triunfo dos escapados no Tour de France 2011.

Philippe Gilbert, da Omega Pharma-Lotto, conseguiu um grande ataque no final e teve forças para chegar em segundo na etapa, somando pontos importantes na briga pela camisa verde. Cadel Evans também tentou atacar, mas foi neutralizado e chegou junto com o pelotão principal. Uma grande surpresa, Thor Hushovd conseguiu subir as montanhas do dia junto com o seus principais concorrentes a camisa amarela se manteve como líder geral do Tour.

A oitava etapa do Tour de France 2011 acontecerá neste domingo (10), com a continuação das médias montanhas. Serão 208 km entre Issoire e Saint-Flour, com oito metas de montanha, sendo duas de categoria 4 (incluindo a chegada), três de categoria 3 e três de categoria 2.

Serão 5 montanhas seguidas, com subidas e descidas em sequência, antes da meta intermediária de sprinter, que nesta etapa localiza-se mais para a parte final do estágio, no km 178, em Neuvéglise.

CAMISA AMARELA

Thor Hushovd mostrou porque é campeão mundial, e mesmo com a primeira etapa de média montanha, manteve a camisa amarela chegando junto com Alberto Contador, Andy Schleck e Cadel Evans.

CAMISA VERDE

Philippe Gilbert retomou a camisa verde na etapa de hoje ao passar em 10º na meta intermediária de sprinter, ganhando 6 pontos, um a mais do que Jose Joaquin Rojas, da Movistar, que cruzou em 11º. No final da etapa, o belga conseguiu arrancar para chegar em 2º, levando 25 pontos, contra nenhum de seu concorrente, que acabou na 32ª colocação, na etapa.

CAMISA BRANCA DE BOLINHAS

O americano, Tejay Van Garderen, da HTC, foi o primeiro na meta de montanha de categoria 2 do dia, e com isso somou 5 pontos, assim como Rui Faria da Costa, da Movistar, mas o português ficou em segundo na meta de categoria 2 e ganhou a chegada, em categoria 3. Como Garderen venceu a meta mais difícil do dia, vestirá a camisa branca de bolinhas vermelhas na próxima etapa. O então líder das montanhas, Johnny Hoogerland, da Vacansoleil, não pontuou hoje e permaneceu com seus 4 pontos.

CAMISA BRANCA

O campeão estoniano, Rein Taaramae, da equipe Cofidis, cruzou a linha de chegada em 6º, 1'06'' a frente do camisa branca, Robert Gesink, da Rabobank, mas não foi o suficiente para tirar a camisa de líder jovem do holandês.

 

 

 


0 comentários:

Postar um comentário