Apenas uma montanha categorizada, faltando 11,5 km para a linha de chegada, no Col de Manse, de categoria 2.
A fuga demorou para aparecer em um dia em que o tempo não ajudou. Debaixo de chuva, o pelotão acelerou e chegou a ter uma média de mais de 52 km/h. Em dado momento pode ser visto na parte de trás do pelotão o espanhol Alberto Contador fazendo força para não se desgarrar do grupo.
Um grupo de desgarrados obteve sucesso apenas depois da metade da prova, quando treze ciclistas aproveitaram o momento de menor velocidade do pelotão para saírem em disparada. A fuga contou com Thor Hushovd e Ryder Hesjedal (Garmin-Cervélo), Alan Perez (Eukaltel-Eukadi), Andriy Grivko (Astana), Dries Devenyns (Quick Step), Edvald Boasson Hagen (Sky), Tony Martin (HTC-Highroad), Jérémy Roy (FDJ), Marco Marcato (Vacansoleil-DCM) e Mikhail Ignatyev (Katusha).
Com a chegada da montanha, o russo Mikhail Ignatyev tentou um ataque e se desgarrou na ponta da prova. Hesjedal foi buscar o russo e ambos foram juntos por um tempo, quando o russo não resistiu e sobrou. Única equipe com mais de um atleta na frente, a Garmin-Cervelo com Hesjedal tentava fazer um trabalho de equipe para Thor Hushovd ganhar a etapa.
Na única meta de montanha do dia, Hesjedal passou em primeiro, somando 5 pontos, seguido de Hagen, Hushovd e Martin.
Grupos do pelotão e dos escapados começaram a sobrar na escalada do Col de Manse, e se aproveitando, Alberto Contador tentou demonstrar que tem "bala na agulha" para subir os Alpes e atacou. De imediato, Cadel Evans (BMC), Thomas Voeckler (Europcar), Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi) e os irmãos Andy e Frank Schleck (Leopard-Trek) responderam ao ataque do tri-campeão do Tour faltando 14 km para o fim.
Mais alguns ataques no novo grupo dos principais favoritos ao título em 2011 se sucederam, e Thomas Voeckler e os irmãos Schlecks acabaram não conseguindo acompanhar Contador, Sanchez e Evans. Em mais um ataque, Cadel Evans conseguiu abrir uma vantagem para os espanhóis que o seguiam, porém na parte final perdeu tempo e chegou 3'' a frente de Contador e Sanchez, 23'' de Vockler e Frank Schleck, e 1'09'' de Andy Schleck.
A vitória na etapa ficou com o norueguês Thor Hushovd. O campeão mundial chegou a reta final da etapa junto com seu companheiro de equipe Ryder Hesjedal e o seu compatriota (também sprinter), Edvald Boasson Hagen. Com ajuda de Hesjedal e contando com o cansaço maior do atleta da Sky, Hushovd não teve dificuldades para vencer o 16º estágio do Tour de France 2011, segunda dele nesta edição.
Na próxima etapa, começam as escaladas nos Alpes franceses e italianos. Serão 179 km entre Gap e Pinerolo, chegando em território italiano. Com cinco metas de montanha, sendo duas de categoria 3, duas de categoria 2 e uma de categoria 1, é considerada uma etapa de alta montanha.
Visualizar Tour de France 2011 em um mapa maior
0 comentários:
Postar um comentário