O Tour de France 2011 chegou a sua 12ª etapa nesta quinta-feira (14), dia do feriado da Queda da Bastilha na França. Hoje, a prova foi de Cugnaux a Luz-Ardiden, uma etapa de montanha, com três metas pesadas: uma de categoria 1 (km 141.5, em Hourquette d'Ancizan) e duas fora de categoria (km 175.5, o Col du Tourmalet, e a chegada). A meta intermediária de sprinter estava em Sarrancolin, no quilômetro 119.
A fuga do dia contou com Geraint Thomas, Ruben Pérez, José Ivan Gutiérrez, Blel Kadri, Laurent Mangel e Jérémy Roy. Dois deles, Thomas e Roy, resistiram aos ataques, mas na última montanha da etapa, foram alcançados pelos outros ciclistas.
Os protagonistas passaram a atacar quando restavam cerca de quatro quilômetros pela chegada. Os irmãos Frank e Andy Schleck se revesaram nos ataques sobre Alberto Contador, que depois acabou sobrando. Em um momento, Frank atacou e ninguém o segurou. O camisa amarela, Thomas Voeckler, foi forte e se manteve no grupo dos favoritos, mantendo a liderança no geral.
O grande vencedor da etapa, a primeira de alta montanha no Tour em 2011, chegando aos Pirineus, não foi nenhum dos citados acima, e sim Samuel Sánchez, da Euskaltel Euskadi, que completou a prova em 6h1min15seg, sete segundos a frente do segundo colocado, Jelle Vanendert, da Omega Pharma-Lotto.
A camisa amarela, não mudou de dono, seguindo no corpo de Thomas Voeckler, da Europcar. As outras, porém, estão com outros ciclistas. A verde é de Mark Cavendish, da HTC Highroad, a branca com bolinhas vermelhas do vencedor Samuel Sánchez (Euskaltel Euskadi) e a branca de Arnold Jeannesson, da FDJ.
Amanhã teremos o segundo dia dos Pirineus, com mais uma etapa de montanha. Serão 152.5 km entre Pau e Lourdes, com três metas de montanha. Uma de categoria 3, o Côte de Cuqueron, no km 43.5, uma de categoria 4, o Côte de Belair, no km 65, e uma fora de categoria, o Col d'Aubisque, no quilômetro 110. A meta intermediária de sprinter estará na cidade de Bielle, localizada no quilômetro 82.5. A cobertura completa da prova você terá aqui, no @ciclovoltas!
Classificação da etapa:
1. Samuel Sánchez (ESP/Euskaltel Euskadi) - 6h1min15s
2. Jelle Vanendert (BEL/Omega Pharma-Lotto)
3. Frak Schleck (LUX/Leopard-Trek)
4. Ivan Basso (ITA/Liquigas-Cannondale)
5. Cadel Evans (AUS/BMC)
6. Andy Schleck (LUX/Leopard-Trek)
7. Damiano Cunego (ITA/Lampre)
8. Alberto Contador (ESP/Saxo Bank)
9. Thomas Voeckler (FRA/Europcar)
10. Pierre Rolland (FRA/Europcar)
Classificação geral (camisa amarela):
1. Thomas Voeckler (FRA/Europcar) - 51h54min44s
2. Frank Schleck (LUX/Leopard-Trek) + 1min49s
3. Cadel Evans (AUS/BMC) + 2min06s
4. Andy Schleck (LUX/Leopard-Trek) + 2min17s
5. Ivan Basso (ITA/Liquigas-Cannondale) + 3min16s
6. Damiano Cunego (ITA/Lampre) + 3min22s
7. Alberto Contador (ESP/Saxo Bank) + 4min
8. Samuel Sánchez (ESP/Euskaltel Euskadi) + 4min11s
9. Thomas Danielson (EUA/Garmin-Cervélo) + 4min35s
10. Nicolas Roche (IRL/AG2R) + 4min57s
0 comentários:
Postar um comentário