quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vuelta España: Verín - Estacíon de Montaña Manzaneda (11ª etapa)

La Ruta

Após o primeiro dia de descanso, os ciclistas voltaram as pedaladas na 11ª etapa da Vuelta España 2011, em 167 km entre Verín e Estacíon de Montaña Manzaneda. No percurso estavam quatro montanhas: Alto de Fumaces (km 8,1 - categoria 3), Alto da Gonza (km 61 - categoria 2), Alto de Ermida (km 214,5 - categoria 3) e a última e mais dífícil foi o acabamento, fora de categoria.

Duas metas volante estavam localizadas na metade final, nos km 107 e 122, em O Barco de Valdeorras e em Freixido de Abaxio, respectivamente.


Com a primeira montanha do dia estando no início, e vislubrando uma vitória na etapa, algumas fugas com nomes conhecidos, como Carlos Barredo (Rabobank) e Sylvain Chavanel (Quickstep), tentaram sair no começo da prova, mas todas foram neutralizadas, ora pela SKY, ora pela BMC.

Porém, a primeira escapada de sucesso do dia foi protagonizada por 16 atletas. Aitor Pérez (Lampre-ISD), Vincente Reynés (Omega Pharma-Lotto), Luis León Sánchez (Rabobank), David Bernabéu and Adrián Palomares (Andalucía-Caja Granada), Juan José Oroz (Euskaltel-Euskadi), Evgueni Petrov and Joan Horrach (Katusha), Beñat Intxausti (Movistar), Sergio Paulinho (RadioShack), Matteo Montaguti (Ag2r-La Mondiale), David Moncoutié (Cofidis), Michael Albasini (HTC), Stuart O'Grady (Leopard), Jonas Jørgensen (Saxo Bank-SunGard) e Manuel Quinziato (BMC), que tiveram a ajuda de Mathias Frank (BMC), Amets Txurruka (Euskaltel-Euskadi) e Fabio Duarte (Geox-TMC), mais tarde, totalizando 19 ciclistas.

De todos os que compunham o grupo, apenas Duarte e Sanchez poderiam ainda levar alguma ameaça a camisa vermelha de Christopher Froome (SKY). Em dado momento o pelotão guardava forças para a última escalada do percurso, o que proporcionou aos escapados abrir uma vantagem de mais 7'00'', deixando o português Fabio Duarte como líder virtual de "la roja" por alguns instantes.

Antes da escalada derradeira fora de categoria, Palomares atacou e abriu uma pequena vantagem para os demais, mas o espanhol foi foi alcançado pelo grupo formado pelo combativo Moncoutié, Intxausti, Frank e Paulinho. A difícil montanha de Estacíon de Montaña Manzaneda fez suas "vítimas" tanto no grupo dos fugitivos como no grupo principal. Igor Anton (Euskaltel-Euskadi) provou não estar em sua melhor forma, e novamente foi um dos que sobraram no pelotão.

Faltando 12 km para a linha final, Moncoutié lançou seu ataque final. Um grupo perseguidor com Intxausti, Luis Leon Sanchez, Frank e Paulinho se formou, mas não foram capazes de parar o francês, que mesmo sozinho, conseguiu abrir uma grande vantagem para vencer o estágio.

Bradley Wiggins (SKY) chegou junto com o pelotão 3'08'' após Moncoutie, e tomou a camisa vermelha de seu companheiro de equipe, Christopher Froom, que fez o trabalho de gregário durante o dia, e acabou sobrando do pelote na parte final.

Bi-campeão das montanhas na Vuelta, Moncoutié vai em busca da terceira conquista, e com os pontos somados com a vitória em final fora de categoria, sendo o primeiro a passar no Alto de Hermida e segundo no Alto da Gonza, o francês é o segundo colocado na classificação da camisa branca com bolinhas azuis, um ponto apenas atrás de Matteo Montaguti (AG2R). O italiano foi primeiro nas duas primeiras escaladas do dia e segundo na última subida de categoria 3.

O 3º estágio acontecerá entre Ponteareas e Pontevedras, em 167,3 km. Duas montanhas de categoria 3 no meio do percurso serão as maiores dificuldades dos ciclistas, além de mais uma subida curta, mas considerável no no último 1,5 km.





0 comentários:

Postar um comentário