
O ciclista norueguês Edvald Boasson Hagen (SKY) se tornou campeão do Eneco Tour no domingo (14/08) após vencer a última etapa de 201,2 Km iniciado e finalizado na cidade de Sittard-Gellen, Holanda, em um final de prova conturbado.
Hagen conseguiu sair ileso de da última curva antes da meta final, mas a mesma sorte não tiveram atletas como Jurgen Roelandts (Omega Pharma-Lotto), Denis Galimzyanov (Katusha) e Taylor Phinney (BMC), que se envolveram em um acidente na temida curva e acabaram tomando tempo. O norueguês não se abateu e lançou um sprint fulminante, não sendo alcançado por ninguém mais. Grega Bole (Lampre-ISD) e Lars Boom (Rabobank) ainda tentaram contra-atacar, mas somente brigaram pelo segundo posto, que ficou com o atleta da Lampre-ISD.
Vencedor de duas etapas do Tour de France 2011, Boasson Hagen sempre esteve entre os dois primeiros colocados do ENECO Tour (menos no prólogo), e assumiu a liderança após vencer a quarta etapa e não largou mais. Seu principal rival, Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) foi o vencedor do terceiro estágio e chegou a primeira colocação no geral, porém, não conseguiu mantê-lá por mais de um dia.
O campeão belga chegou ao derradeiro dia da competição com 12'' de desvantagem, porém não conseguiu reverter a situação, chegando em 29º, com o mesmo tempo de Hagen, porém o ciclista da SKY conseguiu ampliar ainda mais a diferença para Gilbert com a bonificação, finalizando 22'' a frente do adversário.
O brasileiro Murilo Fischer (Garmin-Cervélo) participou da competição, mas acabou abandonando na última etapa.
Edvald Boasson Hagen acumulou várias premiações, e só não subiu ao podium final para receber o prêmio de melhor equipe, que ficou com com a Radioshack nos critérios de desempate, já que a equipe americana chegou ao final empatada em tempo com a SKY. Edvald foi o campeão dentre os jovens, com 35'' de vantagem para Taylor Phinney (BMC) e também foi o primeiro colocado na classificação geral por pontos, somando 122 pontos, contra 85 de Phinney. Não existe a premiação de montanha no Eneco Tour por não haver subidas categorizadas no percurso.
![]() |
| Hagen comemora com a camisa verde o título do Eneco Tour. Foto: Ispaphoto |
A Eneco Tour é disputado desde 2005 e tem como maiores campeões o espanhol Iván Gutierrez (2007 e 2008) e o Boasson Hagen (2009 e 2011). A história do ENECO Tour data, na verdade, desde 1948 com o Tour da Holanda, que se tornou anual a partir do ano de 1975.
O Tour da Holanda não era considerada difícil suficiente para se enquadrar nos padrões do Pro Tour, então a organização procurou os idealizadores do Tour da Belgica e do Tour de Luxemburgo para se fazer uma espécie de volta a região de Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), substituindo os Tours desses países. Os organizadores do Tour da Bélgica entraram como co-realizadores do Eneco Tour, e desde 2005 a competição percorre as estradas holandesas e belgas. A incorporação ou co-organização por parte da volta luxemburguesa ainda não aconteceu, e por isso o Eneco Tour não atravessa Luxemburgo ainda. Em breve isso deve acontecer, e o nome da competição deverá ser mudado pra Tour de Benelux. Só para ressaltar, o Tour de Luxemburgo e da Bélgica irão continuar.
Confira a classificação da última etapa e na sequência a classificação geral final do Eneco Tour 2011:


Confira como foram os últimos 5 km do derradeiro estágio do Eneco Tour:











0 comentários:
Postar um comentário