quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Começa nesta quinta (04) a 73ª Volta a Portugal


Uma das competições mais antigas do ciclismo mundial tem início nesta quinta-feira (04). A 73ª Volta a Portugal terá 10 etapas, passando pelas cidades de Fafe, Trofa, Oliveira do Barro, Oliveira de Azémeis, Santo Tirso, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Lamego, Gouveia, Oliveira do Hospital, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Sabugal, Guarda, Seia, Torre, Covilhã, Sertã, Sintra, e a capital, Lisboa.

As equipes portuguesas Tavira-Prio, Barbot-Efapel, LA Alumínios-Antarte, Onda-Boavista e a Seleção Nacional Portuguesa irão dividir as estradas da "terrinha" durante as 10 etapas com as equipes Lampre-ISD (ITA), Farnesi Vini-Neri (ITA), Caja Rural (ESP), Andalucia-Caja Granada (ESP), La Pomme Marseille (LET), Konya Torku-Vivelo (TUR), Itera-Katusha (RUS) e Chipotle-Development (EUA).

Um dos maiores problemas da prova são os baixos valores relativos a premiação dada ao vencedores, o que afasta os principais nomes e equipes do ciclismo mundial. O vencedor da Volta a Portugal irá embolçar 16.045 euros, enquanto quem ganhar uma etapa, das vinte e uma, do Tour de France, maior competição do ciclismo de estrada do mundo, leva para casa cerca de 8 mil euros, ou seja, quem vence dois estágios do Tour de France coloca no bolso o mesmo que o campeão da Volta em dez etapas.

Outro exemplo vem das premiações individuais. No primeiro dia de competições, em um prólogo na cidade de Fafe, aonde irá se conhecer o primeiro camisa amarela (líder geral) da Volta, esse irá receber 1.490 euros. Nos prêmios por pontos, montanha e juventude ganham 1500 euros, enquanto as melhores equipes são reconhecidas apenas com troféus, mesmo na classificação final.

Apesar dos problemas, a Volta a Portugal conta com as belezas e dificuldades de um percurso tradicional, e o Ciclovoltas irá trazer os detalhes da competição para nosso leitores.

Confira o percurso clicando na imagem abaixo:



0 comentários:

Postar um comentário