quinta-feira, 10 de maio de 2012

Giro d'Italia: Verona - Verona (4ª etapa - contrarrelógio por equipes)

GARMIN-BARRACUDA FAZ MELHOR TEMPO NO CONTRARRELÓGIO POR EQUIPES E NAVARDAUSKAS 'ROUBA' CAMISA ROSA DE PHINNEY

Navardauskas aproveita erro de Phinney e é o primeiro lituano a vestir a maglia rosa. Foto: Bettini/Cycling News

Após o primeiro dia de descanso, a caravana do Giro d'Italia chega pela primeira vez em 2012 ao território italiano. A 4ª etapa foi um contrarrelógio por equipes na cidade de Verona, com 32,2 Km quase que totalmente planos, com exceção de uma leve aclive no km 10,4. O percurso às margens do rio Adige na terra de Romeu e Julieta também chamou a atenção.



A Garmin-Barracuda foi o último time a cair na estrada, mas desde as primeiras parciais já dava a entender que faria o melhor tempo. Entretanto, o tempo para a segunda colocada foi menor do que o esperado, mas o suficiente para a equipe norte americana garantir o primeiro posto ao final do dia completando em 37'04''.

Uma das principais concorrentes da Garmin, a BMC, tinha o camisa rosa Taylor Phinney, que conquistou o primeiro lugar na classificação geral depois de vencer o prólogo que deu início a competição, porém, o americano não teve uma boa aparição, chegou a sair da pista e perdeu tempo, finalizando o dia com 37'35'', mais 31'' em comparação com os ganhadores do dia, na 10ª colocação. Phinney teve de pedalar com uma proteção no tornozelo direito após uma queda sofrida no final da terceira etapa e que quase o tirou do Giro. A má atuação do time suíço no contrarrelógio por equipes custou caro, principalmente para o ex-camisa rosa, que perdeu a maglia para o lituano Ramunas Navardauskas (Garmin-Barracuda).

A surpresa do dia ficou por conta da Katusha, que era a líder antes da entrada da Garmin-Barracuda. Os russos foram superados em apenas 5'' e levou seu capitão, Joquin "Purito" Rodriguez a 10ª colocação no geral, com 30'' de desvantagem para Navardauskas e 10'', 40'', 47'', 1'09'', 1'22'' e 2'13'' a frente dos concorrentes Romain Kreuziger (Astana), Ivan Basso (Liquigas-Cannondale), Frank Schleck (RadioShack-Nissan-Trek), Michele Scarponi (Lampre-ISD) e John Gadret (AG2R), respectivamente.

Por falar na equipe cazaque, a Astana também fez um bom papel finalizando o dia na 3ª colocação, 22'' atrás do primeiro colocado. Por outro lado, a SKY decepcionou e faria e fechou o CRE na 9ª posição, com 30'' atrás da Garmin.

Nesta quinta-feira (10) os ciclistas seguem para Modena, daonde partirão por 209 km em direção a Fano, nas margens do Mar Adriático. A caminhada seria totalmente plana se não houvesse uma subida de categoria 4 no Gabicce Monte, com 2 km de extensão, 4,8% de inclinação média e 9% de inclinação máxima. A única subida categorizada do dia fica a 35 km da linha final. A meta intermediária de sprint do estágio localiza-se no km 100,6, em Forlì.






0 comentários:

Postar um comentário