quarta-feira, 16 de maio de 2012

Giro d'Italia: Civitavecchia - Assisi (10ª etapa)

"PURITO" ATACA FALTANDO 200 METROS PARA A CHEGADA, VENCE A ETAPA E TOMA A CAMISA ROSA DE HESJEDAL

Joaquin Rodriguez (Katusha) comemora o triunfo em Assisi. Foto: Roberto Bettini

A 10ª etapa do Giro d'Italia 2012 aconteceu nesta terça-feira (15) e teve 186 km entre Civitavecchia e Assisi. O percurso não foi totalmente plano, mas contou com apenas uma meta de montanha de categoria 4 localizada justamente na linha de chegada, com 3,9 km de extensão, 8,8% de inclinação média e 15% de inclinação máxima, uma verdadeira rampa. A meta volante esteve na cidade de Amelia, no km 97,9.

Após tentar uma escapada em uma pequena subida na 9ª etapa, Joaquin "Purito" Rodriguez (Katusha) soube muito bem marcar seus principais adversários na difícil escalada final em Assisi e atacar faltando 200 metros para a linha final, ficando com a vitória na etapa e capturando a camisa rosa, de líder no geral.



"Purito" chegou 6'' a frente do então líder Ryder Hesjedal (Garmin-Barracuda), e com mais 20'' de bonificação abriu 17'' de frente para o canadense, se tornando o quinto ciclista a vestir a maglia rosa, e do quinto país diferente.

O espanhol se manteve firme no grupo de elite com atletas como Michele Scarponi (Lampre-ISD), Rigoberto Uran (SKY), Domenico Pozzovivo (Colnago-CSF), Paolo Tiralongo e Roman Kreuziger (Astana), Giovanni Visconti (Movistar), Ryder Hesjedal (Garmin-Barracuda), John Gadret (AG2R) e seu companheiro de equipe Daniel Moreno e não se desesperou quando Uran e Gadret lançaram um ataque em um trecho de descida ou com a tentativa de escapada de Tiralongo, que já ganhou uma etapa desta maneira neste Giro. Ambas as tentativas não tiveram sucesso e logo foram neutralizadas.

Alguns outros atletas tentaram lançar suas tentativas de vencer em Assisi nos últimos quilômetros, como Tom Slagter (Rabobank), que tentou três vezes saltar, mas não obteve êxito.

A fuga principal da etapa teve as presenças de Guillaume Bonnafond (AG2R), Miguel Minguez Ayala (Euskaltel-Euskadi), Francesco Failli (Farnese-Vini), Matthias Brandle (NetApp) e Martjin Keizer (Vacansoleil-DCM), mas nunca representaram um risco aos favoritos. Liquigas-Cannondale, Garmin-Barracuda, RadioShack-Nissan-Trek, SKY, Lampre-ISD e Astana se revezaram na ponta do pelotão antes e depois de faltar 7,6 km para o fim, quando os escapados foram neutralizados.

Serão 255 km entre Assisi e Montecatini Terme nesta quarta-feira (16) no 11º estágio. O percurso será longo e plano com duas montanhas de categoria 3 (km 154,5) e outra de categoria 4 (km 243,9), próximo ao final. 


 





0 comentários:

Postar um comentário