sábado, 5 de maio de 2012

Giro d'Italia: Etapa 0 (Herning - Herning)

Taylor Phinney comemora com a camisa rosa. Foto: Cyclingnews/Bettini


planimetria

Um prólogo de 8,7 km planos na cidade de Herning, na Dinamarca, marcou a abertura de uma das três grandes voltas do ciclismo de estrada mundial, o Giro d'Italia. A cidade dinamarquesa possui cerca de 50 mil habitantes e foi eleita a Cidade do Ano do país em 1965 e 2003, além de ter recebido shows de artistas famosos, como Bob Dylan, Ozzy Osbourne, Madonna e Bruce Springsteen.

No ciclismo, Herning é palco da competição mais ao norte do planeta, o Grand Prix de Herning.

Altimetria generale


Michele Scarponi (Lampre-ISD), que herdou o título da última edição do Giro pela suspensão do espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) por doping, foi quem abriu os trabalhos no prólogo hostentando a camisa rosa, de líder no geral, mas não fez uma boa aparição terminando a 1'06'' do líder e atrás de outros favoritos em 2012.

Durante grande parte do dia Ramunas Navardauskas (Garmin-Barracuda) foi o líder com o tempo de 10'48''. Alguns ciclistas como Brett Lancaster (OGE) e Marco Pinotti (BMC) chegaram perto de bater o tempo do lituano, mas o vento na parte final acabou atrapalhando.

Já na parte final quando alguns dos favoritos começaram a pedalas nas ruas dinamarquesas o tempo de Navardauskas começou a ser superado. Quase em sequência, Manuele Baoro (Saxo Bank), Alex Rasmussen (Garmin-Barracuda) e principalmente Geraint Thomas (SKY) baixaram da marca de 10'41''. 

Entretanto, ainda havia outro favorito para cruzar a linha final. Taylor Phinney (BMC) simplesmente pulverizou o bom tempo de Thomas, que parecia ser difícil de ultrapassar, em 9''. O americano completou os 8,7 km em um tempo de 10'26'', conquistando a vitória no primeiro dia de competição e o direito de largar com a maglia rosa na primeira etapa, já que o prólogo não é considerado como uma.

Alguns dos favoritos ao título tiveram desempenhos distintos e alguns terão de correr atrás para tirarem o tempo perdido. Ivan Basso (Liquigas-Cannondale), Joaquin "Purito" Rodriguez (Katusha) e Romain Kreuzeiger (Astana), por exemplo, andaram bem. Basso e "Purito" perderam apenas 3'' e 7'' com relação ao tcheco da equipe cazaque. Outros atletas como Frank Scheleck (RadioShack-Nissan-Trek), Michele Scarponi (Lampre-ISD) e John Gadret (AG2R), com 23'', 30'' e 40'' de desvantagem para Kreuzeiger, respectivamente, terão de se esforçarem mais nas oportunidades que tiverem para tirar o tempo contrário.

O primeiro estágio do Giro d'Italia 2012 acontecerá neste domingo (06) e terá 206 km quase que totalmente planos com início e fim novamente em Herning. A exceção do dia fica por conta de uma pequena subida de 1 km de categoria 4, inclinação máxima de 8% e inclinação média de 4,5 km no km 117, 9. Uma etapa um pouco mais longa e desenhada para os sprinters serem os protagonistas ao final do dia.




0 comentários:

Postar um comentário