sexta-feira, 11 de maio de 2012

Giro d'Italia: 6ª etapa (Urbino - Porto Sant'Elpidio)

FUGA CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA NO GIRO 2012 COM COLOMBIANO; MALORI É O NOVO CAMISA ROSA.



Nesta sexta-feira (11) o Giro d'Italia chegou a primeira etapa de média montanha. Foram 210 km entre Urbino e Porto Sant'Elpidio com três subidas de categoria 3 e uma de categoria 2. O primeiro aclive do dia foi o Cingoli (categoria 3), no km 95, 4, com 6,4 km de extensão, 6,5% de inclinação média e 13% de inclinação máxima; Seguido do Passo della Capella (categoria 2), no km 118, com 4,5 km de extensão, 7,7% de inclinação média, 16% de inclinação máxima e um trecho sem asfalto; As duas últimas subidas do dia foram o Montelupone e o Montegranaro, nos km 154,7 e 176,5 (categoria 3), respectivamente. O primeiro teve 4,6 km de extensão, com 4,4% de inclinação média e 15% de inclinação máxima, enquanto o último teve apenas 1,2% de extensão, mas com 13,8% de inclinação média e 18% de inclinação máxima.

A meta intermediaria de sprint esteve localizada no no km 162,4 em Morrovalle, após uma escalada não categorizada entre as duas últimas metas de montanha do dia.


Após quase uma semana de competição, a primeira etapa de média montanha trouxe grandes emoções, mudanças na classificação e triunfo da fuga. O colombiano Miguel Angel Rubino Chavez (Androni-Giocattoli) saiu na fuga desde o início da prova com o objetivo de terminar o dia vestindo a camisa azul, de líder nas montanhas, mas com a grande distância em relação ao grupo principal já consolidada, resolveu atacar com 33 km para a chegada e não foi mais alcançado, finalizando com o tempo de 5h38'30''.

Malori comemora a camisa rosa. Foto: Sirotti
O camisa rosa, Ramunas Navardauskas (Garmin-Barracuda), não resistiu as montanhas do dia e chegou com 15'40'' de atraso e perdeu o primeiro lugar na classificação geral para Adriano Malori (Lampre-ISD). Malori também estava na fuga e foi o segundo colocado na etapa, disputando o posto com Michal Golas (Omega Pharma-Quickstep) os 14'' de bonificação que tem direito aquele que cruza a linha final logo após o ganhador. Golas também está na disputa pela maglia rosa e passou a ser o vice líder do Giro.

Além de Chavez, Malori e Golas, a escapada inicial do dia teve as participações de 13 ciclistas. Destes, Alexsandr Dyachenko (Astana), Cesare Benedetti (NetApp), Gatis Smukulis (Katusha), Luke Roberts (Saxo Bank) e Jack Bauer (Garmin-Barracuda) resistiram ao primeiro corte no grupo. Robert, inclusive, era o mais bem colocado na classificação dentre os escapados e foi por alguns momentos o virtual camisa rosa, mas não resistiu até o fim e chegou junto com o pelotão, assim como Bauer.

A distância entre fuga e pelotão chegou a ser de 8'36'', dando a impressão de já estavam satisfeitos com a possível vitória dos atletas da frente, o que acabou acontecendo. Em alguns momentos a Liquigas-Cannondale tomou a frente do pelote para tentar diminuir o prejuízo de seu líder, Ivan Basso. Já na parte final a Garmin-Barracuda tomou a mesma iniciativa de acelerar o grupo de elite, pois tinha a possibilidade de vestir seu único escalador, Ryde Hesjedal, de rosa ainda neste estágio, entretanto, a decisão foi tomada tardiamente.

Rubiano Chavez somou 22 pontos nas montanhas e é o líder da camisa azul. Após uma desastrosa 5ª etapa e com a chegada das subidas, Tyler Farrar (Garmin-Barracuda), Thor Hushovd (BMC) e Romain Feillu (Vacansoleil-DCM) anunciaram suas desistências do Giro d'Italia para concentrarem-se mais no Tour de France e na Olimpíada de Londres, no final de julho. Pablo Lastras (Movistar) chegou a sair com a fuga inicial, mas sofreu um acidente e também abandonou o Giro.

Neste sábado (12) acontece a 12ª etapa, com 205 km entre Recanati e Rocca di Cambio, com uma montanha de categoria 3 no km 101,7 e o final em uma subida de 19,1 km, com 10% de inclinação máxima e 3,9% de inclinação média.








0 comentários:

Postar um comentário