![]() |
Contador ficará fora do Tour e Olimpíada. Foto: Reuters |
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) considerou em julgamento realizado nesta segunda-feira, em Lausanne, na Suíça, o ciclista Alberto Contador culpado por uso de substância proibida em 2010 e o afastou de qualquer competição até o dia 6 de agosto deste ano, o que o fará perder o Tour de France e as Olimpíadas.
O espanhol testou positivo para o uso de clembuterol durante o Tour de France há dois anos, competição que ganhou duas vezes (em 2007 e 2009). Levou também em 2010, mas por conta deste doping teve seu título retirado - algo ratificado agora com a decisão da CAS.
A resolução da entidade explica que a suspensão é de dois anos a contar retroativamente a partir de 25 de janeiro de 2011. Ele já cumprira alguns meses entre 2010 e 2011. Assim, Contador tem de ficar sem competir até o dia 5 de agosto, podendo voltar às pistas no dia seguinte, já depois dos Jogos Olímpicos de Londres e da disputa na França, dada como a principal do calendário ciclístico.
O espanhol ainda pode recorrer da sanção nos tribunais suíços, tendo em vista que a CAS é a última instância esportiva. Contador também será destituído de qualquer título ganho a partir de 25 de janeiro de 2011.
A CAS validou as teses da União Ciclística Internacional (UCI) e da Agência Mundial Antidoping (WADA) de que o mais aceitável é que o teste positivo tensa se dado por conta de uma transfusão sanguínea ou pelo consumo de um suplemento nutritivo contaminado.
A defesa argumentou que a presença de clembuterol no sangue de Contador deu-se por conta do consumo de carne contaminada que havia sido adquirida na Espanha por um conzinheiro da Astana, equipe pela qual o esportista competia à época. A CAS não aceitou a alegação.
A entidade concluiu que, diferentemente de outros países, a Espanha não é conhecida por ter um problema de contaminação por clembuterol em suas carnes provenientes de vaca. Colocou também que não existe nenhum outro caso de um esportista que tenha dado positivo por clembuterol causado pelo consumo de carne de vaca espanhola.
Texto do ESPN.com.br
0 comentários:
Postar um comentário